Catarina – Cusca

No final do Treino de cães Caniroa da minha Cadela Labrador Retriever “Cusca” (Chocolate) não podia recusar o privilégio de deixar o nosso testemunho do que foi a experiência de treino que nos proporcionou às duas.

Quando começámos o treino eu tentava já há algum tempo “comprar” o bom comportamento da minha Cadela Labrador Retriever “Cusca” com biscoitos e todo o tipo de guloseimas, mas os resultados eram lamentáveis. Sempre que via outro cão ou sempre que estava de barriga cheia, bem que eu podia chamar, gritar, ralhar, o resultado era sempre o mesmo: a Cusca fazia o que queria e não ligava nenhuma ao que eu dizia.

Ainda me lembro do primeiro dia de treino como se fosse ontem. A minha menina malcriada e teimosa na mão do João parecia uma senhora! Afinal era possível! E sem biscoitos, sem gritos, sem violência! O difícil seria fazer com que ela tivesse o mesmo comportamento comigo… Mas lá chegaremos!

Ao longo dos últimos meses foi fantástico ver os progressos e a felicidade com que a minha Cadela Retriever Labrador “Cusca” chegava aos treinos! Entre treinos no Cartaxo, na Quinta da Lagoa, no mato e no Parque das Nações o comportamento da Cusca comigo foi mudando e gradualmente passou a obedecer, a correr para mim quando eu chamava, mesmo quando isso implicava deixar a brincadeira com outros cães (que ela simplesmente adora!!), a ficar sentada quieta quando eu mando, a esperar sossegada no carro à espera que a mande sair, a encontrar-me no meio do mato quando eu estou escondida a uns bons metros de distância, a andar sossegada na rua mesmo na companhia de outros cães, e muitas outras coisas que me deixam cheia de orgulho!!

Agora que o treino terminou, confesso que já tenho saudades de ver a minha menina a trabalhar com o João! Vou continuar a tentar praticar em casa e a aproveitar os treinos de sábado no Parque das Nações!

Nada disto teria sido possível sem o João, a quem deixo o meu muito obrigada, pelo seu empenho e dedicação, a minha amizade e os votos sinceros de que continue por muito tempo ainda a fazer um trabalho fantástico!

Scroll to Top